Cultura

Museu Naval,
no Rio de Janeiro

O Museu Naval, situado em um prédio centenário na Rua Dom Manuel, no Centro do Rio de Janeiro, apresenta a exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil”, que ocupa sete salas do pavimento térreo.

O tema destaca a participação do Poder Naval na História do Brasil, a importância que teve na formação do País e nos dias atuais. O descobrimento, a colonização e a maioria das invasões e ameaças vieram do mar. Daí a importância da História Naval brasileira, ainda tão pouco conhecida.
Diversos objetos importantes fazem parte do acervo exposto: modelos navais (maquetes de navios), obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, entre outros objetos.
Tudo isso é mostrado aos visitantes através dos fatos históricos, numa linguagem e contexto contemporâneos, empregando-se também recursos interativos de som e imagem.

No Pátio d’Armas destaca-se o móbile “Aves dos Mares do Brasil”, com 52 pássaros, idealizado para ocupar o vão central do prédio de três andares (foto acima). No local, pode-se conhecer 12 espécies de aves que sobrevoam os mares do Brasil.

Ao percorrer o Pátio d’Armas, o visitante também poderá estar pisando em uma mina (foto ao lado) utilizada na Segunda Guerra Mundial ou em um torpedo B-57 de 1894. Esses exemplares estão em grandes vitrines construídas no piso.

No segundo andar do prédio são realizadas exposições temporárias; há também uma Sala de Educação, para receber turmas de escolas. O Museu ainda conta com um auditório, no terceiro andar, para eventos.

O Complexo Cultural da Marinha não abre nos seguintes dias: 1º de janeiro, Carnaval, Sexta-feira da Paixão, Dia de Finados, e no mês de dezembro, nos dias 6, 24, 25 e 31.